Na hora de comprar sapatos infantis existem diversas dúvidas relacionadas a unir beleza e conforto. Tanto mamães e papais, quanto pessoas que queiram presentear com um calçado infantil podem passar por essa situação. Comprar sapato de criança realmente não é uma tarefa simples, mas pode tornar-se mais fácil quando algumas dicas são levadas em consideração.
Separamos cinco dicas especiais para você acertar na hora da compra. Confira!
1. Opte por sapatos infantis que fiquem firmes no pé
O modelo mais adequado é um sapato que se adapte aos pés de maneira “natural” e que fique firme. Para isso, crianças menores podem se beneficiar de calçados com laços, cintas ou velcro no peito do pé para que tenham mais segurança ao caminhar e brincar.
Modelos que não proporcionam conforto e segurança no caminhar para a criança, como sandálias, tamancos e chinelos sem elástico não são recomendados. Esse tipo de calçado exige um trabalho extra para a criança e faz com que ela não se acostume.
2. Saiba o tamanho correto do calçado
O tamanho do sapato é um fator muito importante para que ele seja confortável para a criança e não limite os movimentos dela. Por isso, na hora da compra online, é importante consultar a tabela de tamanhos que cada marca oferece.
Caso você vá comprar um sapato para dar de presente, é indicado perguntar aos pais o tamanho correto ou garantir na loja que a troca seja possível. Não esqueça de sempre consultar a data de entrega, para não atrasar o presente.
3. Dê preferência para sapatos mais folgados
Os sapatos devem ser largos e longos o suficiente para permitir o movimento correto dos dedos. Os sapatos infantis com ponta redonda e fechada são bastante indicados por proporcionar conforto aos pés dos pequenos e também ficarem bem firmes.
Ainda assim é preciso lembrar que eles não devem estar muito soltos. Se os sapatos saem facilmente, a criança não se adapta a usá-los. Por exemplo, se a opção foi comprar um tênis, não é indicado contar com amarrar o cadarço mais forte para que ele fique seguro no pé.
Lembre-se que os pés das crianças crescem rápido, assim, um sapato um pouco mais folgado na frente garante um uso por mais tempo.
4. Verifique se o calçado é flexível
O sapato infantil deve permitir um movimento livre da articulação do tornozelo (levantar e abaixar o pé). Principalmente não reprimindo o fluxo sanguíneo, que pode resultar em problemas de saúde para a criança.
Assim, é preciso testar a flexibilidade do calçado. Uma forma de fazer essa verificação é dobrando a sola com a mão, ela deve ser flexível e não muito mole. Optar por comprar uma bota infantil feminina, por exemplo, deve-se avaliar se o cano não restringe os movimentos. As botas infantis devem ter um cano mais largo e não ser muito alto.
5. Atente-se ao material utilizado
Como as crianças brincam, correm e, consequentemente transpiram, a escolha do sapato deve levar em consideração o material utilizado. Principalmente no verão, opte por calçados que permitam a transpiração dos pés, mas que não fique escorregadio. Entre os materiais que podem atender essas necessidades estão os sapatinhos de cortiça e de algodão.
Além disso, é muito importante ter uma boa conservação para que o calçado dure mais. Para te ajudar nesse processo, temos algumas dicas importantes no post 5 Dicas para conservar os sapatinhos.
O ideal ao comprar sapatos infantis é pensar no conforto e bem-estar da criança. A escolha de um calçado adequado influencia se a criança vai querer usá-lo ou não, portanto, considere essas dicas no momento da compra e informe-se antes de fazer uma escolha.